segunda-feira

1. Educação do Campo

“A vida deles é uma matemática”: regimes de verdade sobre a educação matemática de adultos do campo. AUTORES: Gelsa Knijnik e Fernanda Wanderer. LEIA A RESPEITO.
10 anos da Carta de Porto Barreiro – Manifesto da Educação do Campo do Estado do Paraná. AUTORIAParticipantes do evento Educação do Campo, em Faxinal do Céu-PRLEIA A RESPEITO.
A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileiraAUTORA: Maria do Socorro Dias Pinheiro. LEIA A RESPEITO.
A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para a educação do campoAUTORAS: Dominique Michèle Perioto Guhur e Irizelda Martins de Souza e Silva. LEIA A RESPEITO.
A contribuição da educação do campo para o fortalecimento de uma cultura autogestionária. AUTORES: Lucicléa Teixeira Lins e José Francisco de Melo Neto. LEIA MAIS.
A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. AUTORES: Miguel Gonzalez Arroyo e Bernardo Mançano Fernandes. LEIA A RESPEITO.
A educação contextualizada através da metodologia análise-diagnóstico de sistemas agrários no assentamento Nova Vida – Canindé – Ceará. AUTORESDeiziane Lima Cavalcante; Rafael Soares de Souza Pitombeira; Andréa Machado Camurça e Carla Michele G. de OliveiraLEIA A RESPEITO.
A educação do campo e os textos constitucionais: um estudo a partir da constituição federal de 1934. AUTORES: Mariulce da Silva Lima Leineker e Claudia Barcelos de Moura Abreu. LEIA A RESPEITO.
A educação do campo no Brasil e desenvolvimento da consciência. AUTOR: Elias Canuto Brandão. LEIA A RESPEITO
A educação do campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. AUTORA: Fabiane Vanessa Breitenbach. LEIA A RESPEITO.
A educação do/no campo em Três Lagoas-MS. AUTORES: Waldélia Neves Dutra de Freitas e Rafael Honorato Clemente. LEIA A RESPEITO.
A educação e o movimento: prática educativa no assentamento do MST. AUTORAAlzilene Ferreira da SilvaLEIA A RESPEITO com problema.
A Educação no Campo e suas dificuldades. AUTOREliel Ferreira de CastroLEIA A RESPEITO.
A Educação no Campo: um olhar sobre a realidade brasileira e sobre o papel dos educadores de escolas ruraisAUTORES: Cátia Simone Becker Vighi e Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet. LEIA A RESPEITO com problema.
A Educação Profissional do Campo. AUTORIA: Fernando Michelotti. LEIA A RESPEITO.
A escolarização nos assentamentos rurais: uma caracterização comparada. AUTORA: Elisa Guaraná de Castro. LEIA A RESPEITO.
A espacialização da educação do campo no Paraná: uma forma de resistência do MST. AUTORES: Maria Aparecida Cecílio; Jeinni Kelly Pereira Puziol e Irizelda Martins de Souza e Silva. LEIA A RESPEITO.
A gestão democrática presente na escola do campo: o caso da Escola de Ensino Fundamental Linha Biguá – SC. AUTORES: Dionéia Lang Machado e Patrícia Andréa Rauber Knorst. LEIA A RESPEITO.
A importância da articulação na construção da identidade e pela luta da educação do campo. AUTOR: Salomão Hage. LEIA A RESPEITO com problema.
A interface da Educação do Campo com a Educação Especial: dois direitos negados? AUTORES: Karolina Siebert Sapelli Schadeck e Marlene Lucia Siebert Sapelli. LEIA A RESPEITO.
A LDB e a Educação do Campo. AUTORADjárcia SantanaLEIA MAIS.
A luta pela terra e pela educação no assentamento rural do MST Zumbi dos Palmares e no Acampamento Pequena Vanessa, Mari, Paraíba. AUTORESMara Edilara Batista de Oliveira e María Franco GarcíaLEIA MAIS.
A produção social do conhecimento: metodologia e práxis pedagógica do curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo. AUTORES: Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt. LEIA MAIS.
A proposta pedagógica do M.S.T. para as escolas dos assentamentos – a construção da Escola Necessária. AUTORAEsméria de Lourdes SaveliLEIA MAIS.
A reforma agrária e a educação do campo. AUTORBernardo Mançano FernandesLEIA MAIS.
A representação social dos alunos do ensino fundamental no município deItaituba-PA sobre Educação do Campo. AUTORES: Almara de Souza Guimarães; Rosilene Choua Silva; Alessandra da Silva Bezerra. LEIA MAIS.
A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de Educação do Campo. AUTORClaudemiro Godoy do NascimentoLEIA MAIS com problema.
A trilha da construção das políticas públicas da Educação do Campo na Serra Catarinense – a  Familiar Rural do Município de São José do Cerrito – Comunidade de Santo Antônio dos Pinhos-SC. AUTORAMailza Maria Rosa GoulartCAMINHO.
A escola do campo em movimento. AUTORA: Roseli Salete Caldart. CAMINHO.
Apresentação sobre Educação do Campo. AUTORIA: Desconhecida. CAMINHO.
Articulação paranaense “Por uma Educação do Campo” – As lutas do Campo Paranaense por Educação. AUTOR: Sem autoria. CAMINHO.
As concepções de educação do campo e a organização curricular na escola dep. João Castelo, Povoado Água – Rica: Paradigma dominante ou emancipatório? AUTOR: Francisco de Jesus Ferreira Lima Júnior. CAMINHO.
As contribuições de Vitor Paro para as políticas públicas de gestão escolar democrática no cenário da Educação do Campo. AUTOR: Danilo Malato Santos. CAMINHO.
Avanços e desafios no desenvolvimento da qualidade do ensino na educação do campo de Canoinhas-SC. (DISSERTAÇÃO). AUTORA: Rosimari de Fátima Cubas Blaka. CAMINHO.
Brasil - Educação do campo e direitos de cidadania. AUTORClaudemiro Godoy do NascimentoCAMINHO.
Caminhos e descaminhos da Educação do Campo: um projeto de  intervenção político-pedagógico no contexto. AUTOR: Claudemiro Godoy do Nascimento. CAMINHO.
Cartografia da educação rural em Minas Gerais. AUTORESBruno César de Resende, Maria. Isabel Antunes-Rocha e Israel Rossi Almeida AlvesCAMINHO.
Contribuições da Gestão Escolar para Educação no Campo: Projeto Político Pedagógico da Concepção a Execução. AUTORES: Girleide Tôrres Lemos e Rodrigo Pereira da Silva. CAMINHO com problema.
Crianças do campo – os mudos da história? AUTORAMaria Isabel Ferraz Pereira LeiteCAMINHO.
Cultura lúdica e infância camponesa, debatendo a educação dos povos do campoAUTORAS: Natacha Eugênia Janata e Caroline Bahniuk. CAMINHO com problema.
Currículo, etnomatemática e educação popular: um estudo em um assentamento do movimento sem terra. AUTORA: Gelsa Knijnik. CAMINHO.
Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a Educação do Campo alcançar as escolas no ruralAUTORA: Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante. CAMINHO.
Desafios da educação no/do campo: um estudo no município de Barra do Choça – Sudoeste da Bahia. AUTORES: Anajara Gomes Amorim e Sidiney Alves Costa. CAMINHO.
Desafios da educação nos assentamentos da Reforma Agrária da Amazônia Paraense. AUTORESSalomão Antonio Mufarrei Hage e Luciane Soares AlmeidaCAMINHO.
Desenvolvimento, capital social, educação e populações do campo na Amazônia BrasileiraAUTOR: José Bittencourt da Silva. CAMINHO.
Diagnóstico de sistemas agrários como ferramenta de construção da Educação do Campo: o caso da comunidade Apiques – Assentamento Maceió, Itapipoca-CE. AUTORES: Diana Mendes Cajado; Maria Gerlândia Rabelo Carneiro; Andréa Machado Camurça e Nicolas Arnaud Fabre. CAMINHO.
Dicionário de Educação do Campo. ORGANIZADORES: Roseli Salete Caldart, Gaudêncio Frigotto,  Isabel Brasil Pereira e Paulo Alentejano. CAMINHO.
Docência e prática pedagógica numa escola de assentamento do MST. AUTORESHaidí D. Silva, Alice M. Oliveira, Benedito G. EugenioCAMINHO.
Educação do Campo [...] como uma temática marginalORGANIZADORA: Marizete Lucini. CAMINHO.
Educação do Campo como disciplina no curso de Pedagogia e sua importância. AUTORADeijanete Pereira da SilveiraCAMINHO com problema.
Educação do Campo e a teoria crítica em Gramsci. AUTORClaudemiro Godoy do NascimentoCAMINHO.
Educação do campo e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso sobre a escola família agrícola de Angial – Bahia. AUTORA: Sandra Regina Magalhães de Araújo. CAMINHO.
Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história. AUTORA: Maria do Socorro SilvaCAMINHO.
Educação do Campo e educação urbana: aproximações e rupturas. AUTORA: Franciele Soares dos Santos. CAMINHO.
Educação do Campo e pesquisa – questões para reflexão. ORGANIZADORAMônica Castagna MolinaCAMINHO.
Educação do Campo e políticas públicas para além do capital: hegemonia e disputa. AUTOR: Claudemiro Godoy do Nascimento. CAMINHO.
Educação do Campo em Minas Gerais – Sua história e desafiosAUTORES: Lourdes Helena Silva; Cássia do Carmo Pires Fernandes; Apolliane Xavier Moreira dos Santos; Monique Montenegro; Celma Gomes Oliveira; Carolina Rodrigues Gomes - Universidade Federal de Viçosa. CAMINHO.
Educação do Campo no cenário das políticas públicas na primeira década do século 21. AUTOR: Antonio Munarim. CAMINHO.
Educação do Campo no chão do agreste: limites e fragilidades na dinâmica curricular. AUTORES: Maria Anadeje, Maria Angélica e Wilma Priscila. CAMINHO.
Educação do Campo no sudeste paraense: diagnóstico de abrangência da licenciatura plena em Educação do Campo – Procampo. AUTORES: Cícero Italiano Sobrinho, Cícero Antônio Sobreira Fidélis e Vanilson Oliveira Paz. CAMINHO.
Educação do campo pedagogia da alternância: possibilidades educativas para o campo da Amazônia. AUTORIA: Maria Sueli Corrêa dos Prazeres. CAMINHO.
Educação do campo prática pedagógica. AUTORES: Neli Pereira Souza e Rosini Mendes Reis. CAMINHO.
Educação do Campo, reforma agrária e desenvolvimento territorial: inter-relações da questão agrária no Brasil hoje. AUTORES: Alexandre Peixoto Faria Nogueira e María Franco García. CAMINHO.
Educação do Campo: a cultura e o trabalho no contexto escolar. AUTORA: Carmem Machado. CAMINHO.
Educação do Campo: a escola que temos e a escola que queremos. AUTORES: Marcelo Machado Martins e Maria Aparecida Vieira de Melo. CAMINHO.
Educação do Campo: A expressividade corporal na prática educativaAUTOR: Carmem Machado. CAMINHO.
Educação do Campo: a produção do conhecimento na prática coletiva. AUTORA: Maria Antônia de Souza. CAMINHO.
Educação do Campo: identidade e políticas públicas. AUTORESEdgar Jorge Kolling; Paulo Ricardo Cerioli e Roseli Salete CaldartCAMINHO.
Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos. AUTORES: Alex Verdério, Ivete Janice de Oliveira Brotto. LEIA A RESPEITO.
Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. AUTORA: Roseli Salete Caldart. LEIA A RESPEITO.
Educação do Campo: olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no Estado do Amazonas. (DISSERTAÇÃO). AUTORRaimundo Sidnei dos Santos CamposCAMINHO.
Educação do Campo: Pedagogia da sobrevivênciaAUTOR: Elias Canuto Brandão. CAMINHO.
Educação do Campo: Prática para o fortalecimento da proposta pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Três de Maio”. AUTORES: Lucimária Martins Rocha e Roberto Toshio Tsukahara. CAMINHO.
Educação do Campo: pressupostos que norteiam suas bases culturais e curricularesAUTORES: Camila Timpani Ramal e Luiz Bezerra Neto. CAMINHO com problema.
Educação do Campo: propostas, práticas pedagógicas e políticas. AUTORA: Maria Antônia de Souza. CAMINHO.
Educação do Campo: quem assume esta tarefa? AUTORErineu Foerste. CAMINHO.
Educação do Campo: rompendo cercas, construindo caminhos... AUTORIA: FETAEMG. CAMINHO.
Educação do Campo: Um olhar histórico, uma realidade concreta.  AUTORES: Fabiano de Jesus Ferreira e Elias Canuto Brandão. CAMINHO. 
Educação do campo: uma perspectiva inovadora de conhecimento. AUTORA: Girlane Maria Carvalho Camelo. CAMINHO.
Educação do Campo: o desafio de construção de um outro conceito educacional. AUTOR: Rudá Ricci. CAMINHO.
Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científicaAUTORA: Maria Antônia de Souza. CAMINHO.
Educação do Campo: processo de ocupação social e escolar. AUTOR: Fernando José MartinsCAMINHO.
Educação do Campo: Um olhar panorâmico. AUTORAS: Eliane Novaes Rocha; Joana Célia dos Passos e Raquel Alves de CarvalhoCAMINHO.
Educação do e no campo no Brasil: marcas de uma trajetória. AUTORA: Sandra Regina Magalhães de Araújo. CAMINHO.
Educação e ciência andando juntas no campo. AUTOR: Augustinho Carlo Treméa. CAMINHO.
Educação e cultura: diálogos entre um homem do campo e um cientista social. AUTORA: Sueli Teresinha Abreu-Bernardes. CAMINHO.
Educação especial na Educação do Campo: 20 anos de silêncio no GT 15. AUTORESKatia Regina Moreno Caiado e Silvia Márcia Ferreira MelettiCAMINHO.
Educação para o ser mais no Movimento de Mulheres Camponesas. AUTORAS: Isaura Isabel Conte e Elisane de Fátima Janh. CAMINHO.
Educação profissional do campoAUTORES: Jovana A. Cestille e Domingos Leite Lima Filho. CAMINHO.
Educação do Campo, Política Pública e Extensão do Campo: uma alternativa para o serviço de extensão rural oficial vigente. AUTOR: José Ribamar F. de Souza. CAMINHO.
Educação, cidadania e políticas sociais: a luta pela educação básica do campo em Goiás. AUTORClaudemiro Godoy do NascimentoCAMINHO.
Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relaçãoAUTORES: Clésio Acilino Antonio e Marizete Lucini. CAMINHO.
Entre educação do campo, reforma agrária e o ensino de geografia: diálogos e perspectivas a partir do pnera – 2004AUTOR: Gustavo Henrique Cepolini Ferreira. CAMINHO.
Estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem adequadas à realidade da agricultura familiar nas comunidades de origem de licenciandos em Educação do Campo da Universidade de Brasília. AUTORESAntônio Maurício Bernardes, Juarez Martins Rodrigues, Igor OliveiraCAMINHO.
Estudos sobre Educação do Campo na Amazônia: Revisão de literatura e perspectiva para pesquisa.AUTORESAndré de Oliveira Melo e Antonieta do Lago VieiraCAMINHO com problema.
Fundamentos teórico-metodológicos da Educação do campo: uma análise a partir dos registros bibliográficosAUTORAS: Adria Simone Duarte de Souza e Tayna Tavares Neves. CAMINHO.
Histórico da educação do campo no Brasil.  AUTOR: Ramofly Bicalho dos Santos. CAMINHO.
Investigando as condições para uma educação do campo: uma análise da situação educacional e sócio-econômica dos projetos de assentamento do INCRA no Rio Grande do Norte. AUTORES: Aline de Pinho Dias; Ariane Rochelle Mendonça; Cinthia Heloise da Silva Gomes; Evelyn Santos de Souza; Julie Idália Araújo Macedo e Kilvia Kalidia Sales de Lima. CAMINHO.
Juventudes, diversidade e desigualdades: um olhar sobre a educação e os jovens do campo. AUTORAMarinalva Jardim Franca BegnamiCAMINHO.
Limites e perspectivas do ensino de língua portuguesa em escolas do campoAUTOR: Jane Cristina Beltramini Berto. CAMINHO.
Movimento nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construçãoAUTOR: Antônio Munarim. CAMINHO.
Movimentos sociais e educação no campo. AUTOR: Renato Ribeiro Daltro. CAMINHO.
Movimentos sociais e políticas públicas para a Educação do CampoAUTORAS: Cássia do Carmo Pires Fernandes e Lourdes Helena da Silva. CAMINHO.
O campo da Educação do Campo. AUTORESBernardo Mançano Fernandes e Mônica Castagna MolinaCAMINHO
O campo nos livros didáticos de ciências de uma turma multidisseriada da Escola Profª Carmem Rebelo Magalhães do Município de Marapanim, Estado do Pará.  AUTORES: Luana Costa Viana e Lorena Maria Mourão de Oliveira. CAMINHOS.
O currículo e escolas do campo: questões político-pedagógicas em superação. AUTOR: Clésio A. Antonio. CAMINHO.
O direito à Educação das crianças em Movimentos Sociais. AUTORAAna Paula Schmidt FavarinCAMINHO.
O Estado e a banalização do conceito Educação do Campo X educação rural. AUTOR: Elias Canuto Brandão. LEIA A RESPEITO.
O homem do campo no contexto da educação a distância: a alfabetização dos assentados do INCRA, através de processo lingüísticoAUTORES: Guilhermina Pereira Corrêa. CAMINHO.
O movimento da educação socialAUTORAS: Maria Aparecida Cecílio e Kiyomi Hirose. CAMINHO.
O planejamento e a gestão da Educação do Campo: o caso de um município pernambucano. AUTORA: Ângela Maria Monteiro da Motta Pires. CAMINHO.
O processo de trabalho pedagógico no MST: contradições e superações no campo da cultura corporalAUTORA: Nair grande. CAMINHO.
Organização do trabalho pedagógico e Educação do CampoAUTOR: Fernando José Martins. CAMINHO.
Os campos da pesquisa em Educação do Campo: Espaço e território como categorias essenciais. AUTOR: Bernardo Mançano Fernandes. CAMINHO.
Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campoAUTORA: Maria do Socorro Xavier Batista. CAMINHO.
Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos-PR. AUTORESMariza Rotta e Sideney Becker OnofreCAMINHO.
Política educacional no campo: espaço de ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Brasil. AUTORES: Aparecida do Carmo Lima e Amélia Kimiko Noma. CAMINHO.
Políticas “públicas” e Educação do Campo: em busca da cidadania possível? AUTORClaudemiro Godoy do NascimentoCAMINHO.
Políticas públicas e educação do e no campo – implicações no compromisso da Universidade. AUTORAS: Irizelda Martins de Souza e Silva, Maria Aparecida Cecílio e Kiyomi Hirose. CAMINHO.
Por um Tratamento Público da Educação do Campo. AUTORMiguel G. ArroyoCAMINHO com problema.
Por uma escola pública do campo: reflexões teórico-práticas. AUTOR: Josimar de Aparecido VieiraCAMINHO com problema.
Prática pedagógica nas escolas localizadas no campo: desafios na construção do paradigma da Educação do Campo. AUTORASMariangela Cunha e Carmem MachadoCAMINHO.
Práticas educativas populares em Educação do Campo: sob um olhar fenomenológico. AUTORESJanaina Santana da Costa e Luiz Augusto PassosCAMINHO.
Que Educação Básica para os povos do campo? AUTORMiguel G. ArroyoCAMINHO.
Reflexões acerca da Educação do Campo em Mato Grosso: O processo de inclusão social a partir da política educacional. AUTORASAmanda Pereira da Silva e Lisanil da Conceição Patrocínio PereiraCAMINHO.
Resultados parciais do Diagnóstico de Sistemas Agrários do Assentamento Recreio, no município de Quixeramobim-CE através do Estágio de Vivência do Programa Residência Agrária. AUTORES: Rafael Soares de Souza; Antonia Dilma Silva Marinho; Andréa Machado Camurça e Deiziane Lima Cavalcante. CAMINHO.
Saberes da terra: diferencial na Educação do Campo. AUTORA: Sonia Maria de Souza RibeiroCAMINHO.
Saberes e fazeres do/no campo: desafios e possibilidades da educação básica do campo para a área de Ciências Sociais e Humanidades. AUTORES: Maria de Fátima Almeida Martins e Ana Maria Simões Coelho. CAMINHO.
Sobre Educação do Campo. AUTORA: Roseli Salete Caldart. CAMINHO.
Teoria e prática da Educação do Campo – Análises de experiências. ORGANIZADORES. Carmen Lucia Bezerra Machado; Christiane Senhorinha Soares Campos e Conceição Paludo – MDA. CAMINHO.
Terra e escola: duas faces da mesma luta. AUTORES: Elison Antonio Paim, Maria K. Schneider e Noeli Candatem. CAMINHO.
Trabalho e Educação do Campo: a evasão da juventude nos assentamentos de reforma agrária – o caso do Assentamento José Dias. AUTORFabiano Antonio dos SantosCAMINHO. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. AUTOR: Antonio Munarim. CAMINHO.

Uma escola básica do campo como condição estratégica para o desenvolvimento sustentável. AUTORA: Marlene RibeiroCAMINHO.

ITENS PARA PESQUISA