sexta-feira

2. Educação Ambiental

Apaixonadamente pesquisadora em educação ambiental. AUTORAMichele SatoCAMINHO.
Carta das responsabilidades para o enfrentamento das mudanças ambientais Globais. SITUAÇÃO: III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. CAMINHO.
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. AUTOR: Carlos Frederico Bernardo Loureiro. CAMINHO.
Consumo sustentável: Manual de Educação. ORGANIZAÇÃO: Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. CAMINHO.
Debatendo os desafios da educação ambiental. AUTORAMichele Sato. CAMINHO.
Educação ambiental como política pública. AUTORESMarcos Sorrentino; Rachel Trajber; Patrícia Mendonça e Luiz Antonio Ferraro JuniorCAMINHO.
Educação ambiental e cidadania. AUTORPedro JacobiCAMINHO.
Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa. AUTORIALucie SauvCAMINHO.
Educação ambiental e materiais impressos: conceitos, valores e participação política. CONSULTORES: Luiz Marcelo de Carvalho; Maria José de Oliveira Campos e Rosa Maria Feiteiro Cavalari. EQUIPE DE APOIO: Andréa Marques; Arlete Mathias e Dalva BonottoCAMINHO.
Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. AUTORADenise de Souza Baena SeguraCAMINHO.
Educação ambiental na zona rural: uma análise a partir de uma escola no interior do município de Vitória das Missões/RS. AUTORA: Viviane do Nascimento Bueno Tolfo. CAMINHO.
Educação ambiental no meio rural: estudo das práticas ambientais da Escola Dario Vitorino Chagas – Comunidade Rural do Umbu – Cacequi/RS. AUTORA: Nádia Bolzan SoaresCAMINHO.
Educação ambiental nos assentamentos do MST. AUTORAMaria Neuma Clemente GalvãoCAMINHO.
Educação Ambiental ou Educação Ambiental. AUTOR: Juan Ferrari Rizzo. CAMINHO. Artigo.
Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. AUTORPedro Jacobi1º CAMINHO e  CAMINHO.
Educação ambiental. AUTORIAEnciclopédia WikipédiaCAMINHO.
Educação ambiental. AUTORIAInstituto Rã-bugioCAMINHO.
Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Cadernos SECAD. ORGANIZADORES: Ricardo Henriques, Rachel Trajber, Soraia Mello, Eneida M. Lipai e Adelaide Chamusca. CAMINHO.
Educação ambiental: natureza, razão e história. AUTORAMarília Freitas de Campos Tozoni-ReisCAMINHO.
Educação ambiental: no consenso um embate? AUTORMauro Guimarães. CAMINHO.
Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. AUTORPedro Roberto JacobiCAMINHO.
Educação ambiental: possibilidades e limitações. AUTORIALucie Sauvé. CAMINHO
Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. AUTORFábio CascinoCAMINHO.
Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. AUTORPhilippe Pomier Layrargues. CAMINHO.
Ética e educação ambiental: a conexão necessária. AUTORMauro Grün. CAMINHO.
Formando Com-Vida – Construindo Agenda 21 na Escola. AUTORIA: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. CAMINHO.
Identidades da educação ambiental brasileira. AUTORIAMinistério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; coordenado por Philippe Pomier LayrarguesCAMINHO.
Juventude, cidadania e meio ambiente: subsídios para elaboração                           de políticas públicas. ORGANIZAÇÃO: Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. CAMINHO.
Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. AUTOR: Philippe Pomier LayrarguesCAMINHO.
O cidadão e a coletividade: as identificações produzidas no discurso da educação ambiental. AUTORATelma Domingues da SilvaCAMINHO.
O discurso da educação ambiental. AUTOREni Puccinelli Orlandi. CAMINHO.
O exercício das liberdades, o combate à pleonexia e a educação ambiental no processo do desenvolvimento. AUTORESFernando Guilherme Silva Ayres e Jenner Barreto Bastos FilhoCAMINHO.
O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental? ORGANIZAÇÃO: Rachel Trajber e Patrícia Ramos Mendonça. COLEÇÃO Educação para todos – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. CAMINHO.
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio. AUTORES: Gustavo Pereira Pessoa e Rosalina Batista Braga. CAMINHO.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Meio Ambiente. RESPONSABILIDADE: Secretaria de Educação Fundamental. CAMINHO.
Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. ORGANIZAÇÃO: Isabel Cristina de Moura, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Mauro Grün e Rachel Trajber. COLEÇÃO Educação para todos – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. CAMINHO.
Políticas públicas de Educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. AUTOR: Luciano Chagas Barbosa. CAMINHO.
Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. AUTORIA: Ministério do Meio Ambiente – MEC. CAMINHO.
Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. ORGANIZAÇÃO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania e Coordenação-Geral de Educação Ambiental. CAMINHO.
Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. AUTORAIsabel Cristina de Moura Carvalho CAMINHO. ou  CAMINHO.
Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. AUTOR: Gustavo Ferreira da Costa LimaCAMINHO.
Revista brasileira de educação ambiental. AUTORIARede Brasileira de Educação AmbientalCAMINHO.
Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. AUTORAMartha TristãoCAMINHO.
Tendências nas pesquisas em educação ambiental. AUTORESMichele Sato e José Eduardo dos SantosCAMINHO.
Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. AUTORIAS: Alinne Veiga, Érica Amorim e Mauricio Blanco. CAMINHO.

Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em Educação Ambiental na Escola. ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO EDITORIAL: Soraia Silva de Mello e Rachel Trajber – Ministério da Educação - SECAD. CAMINHO.

ITENS PARA PESQUISA

Nenhum comentário: